Senador Nelsinho Trad promove debate sobre Rota Bioceânica no Senado

Sob a presidência do senador Nelsinho Trad (PSD/MS), na Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CRE), especialistas debateram nesta quarta-feira (2) sobre a Rota Bioceânica que vai integrar Brasil, Argentina, Paraguai e Chile.

Durante a audiência, foi confirmada que a nova ponte entre Brasil e Paraguai começa a ser construída em 2021, após ontem ter sido feita a primeira reunião da Comissão Mista Brasil-Paraguai para a construção dessa ponte. “É extremamente importante para nossa Capital a efetivação dessa rota biocânica e ela precisa dessa obra para integração do Brasil ao corredor bioceânico”, destacou o senador Nelsinho Trad.

“A nossa expectativa é construir o contorno em Porto Murtinho em 2021, para abraçarmos e chegarmos à ponte que também vem sendo trabalhada junto com o governo do Paraguai”, disse o diretor de Planejamento do Departamento Nacional de Infra-Estrutura em Transportes (Dnit), Luiz Henrique Mello.

Na última reunião da comissão mista, segundo diretor do DNIT, ficou definido o cronograma de ações. No próximo dia 07, o DNIT vai receber o projeto de edital do Paraguai para os estudos sobre a ponte. Em seguida, até o dia 25 deste mês, o DNIT deverá devolver a resposta com o resultado sobre a análise e, no dia 05 de novembro, haverá o exame feito pela comissão mista sobre o projeto de edital. Essa nova ponte, de acordo com os participantes da audiência, é crucial para a integração do Brasil ao corredor bioceânico, que liga o Atlântico ao Pacífico e deve diminuir custos e dinamizar as exportações para os mercados da Ásia e América do Norte. Desta vez, o embaixador do Chile, Fernando Schmidt, também participou da discussão e defendeu a redução da burocracia alfandegária.

“No encontro, os participantes concordaram com a importância da rota para incrementar o comércio entre os países sul-americanos”, comentou o senador Nelsinho Trad.

Intermodal em MS

O senador Nelsinho Trad também recordou da obra construída, o terminal de cargas intermodal em Campo Grande, na época em que era o prefeito da Capital. Esse projeto já está pronto e deverá se tornar realidade para o Estado sul-mato-grossense.

Segundo o diretor do DNIT, com o projeto intermodal se prevê a ampliação da BR-267 em Mato Grosso do Sul e também já tem estudos de viabilidade para ampliar as BRs 260 e 262. Segundo Agência Senado, o contorno final da ampliação será em Porto Murtinho, atendendo o escoamento da produção do agronegócio. “O Dnit está pronto para realizar uma enormidade de projetos de engenharia no Mato Grosso do Sul, visando atender a carga que vai passar pelos corredores. Já estamos inclusive realizando obras na BR 419 e outros pequenos empreendimentos. Mas a joia a coroa será realmente a ampliação da 267”, informou o diretor do DNIT. Durante audiência, diretor do Dnit afirma que nova ponte entre Brasil e Paraguai será construída em 2021.

Com Assessoria/Neiba Ota

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