Senador Nelsinho Trad promove primeira sessão presencial do Parlamento Amazônico após 10 anos

O Parlamento Amazônico, reativado no fim de 2020, durante a pandemia de covid-19, se reúne presencialmente pela primeira vez nesta quarta-feira (18) e poderá ser legitimado como instituição. A sessão será na sede da Organização do Tratado de Cooperação Amazônica em Brasília e vai contar com a participação de representantes do Executivo e do Conselho Nacional da Amazônia Legal, o chanceler Carlos França, ministro João Marcelo Galvão de Queiroz e o General Cesar Leme Justo, respectivamente.

“Nosso Executivo tem se mostrado engajado e há expectativa de que possamos legitimar o Parlamento dentro do Tratado de Cooperação Amazônica em breve, já com a assinatura da declaração neste evento”, destacou o presidente do Parlamaz, senador Nelsinho Trad.

De acordo com os membros do Parlamaz, o colegiado trabalha para se fortalecer por meio da institucionalização. Desde abril, o presidente, senador Nelsinho Trad, lidera o diálogo com os parlamentares do grupo e com o Governo do Brasil, já conversou com o chanceler Carlos França, o ministro João Marcelo Galvão de Queiroz, diretor do Departamento de América do Sul do Ministérios das Relações Exteriores do Brasil e com embaixadores dos países da região amazônica.

Deputados e senadores do Grupo Parlamentar da Organização do Tratado de Cooperação Amazônica, o presidente do Congresso do Suriname, Marinus Bee, e do Senado colombiano, Juan Diego Gomes; parlamentares da Bolívia, Equador, Peru, e Venezuela; embaixadores dos países amazônicos; a secretária-geral da OTCA e o diretor-executivo da organização, Maria Alexandra Moreira e o embaixador Carlos Alfredo Lazary Teixeira já confirmaram presença e manifestaram interesse em concretizar a institucionalização do Parlamaz.

Em 2019, o senador Nelsinho Trad (PSD/MS) foi provocado por embaixadores para reativá-lo. Estava há nove anos com suas atividades suspensas, o Parlamaz foi criado em 1988 para estabelecer políticas integradas e estreitar as relações entre os países-membros na discussão sobre as questões amazônicas, promovendo a cooperação e o desenvolvimento sustentável da região amazônica.

“No Congresso Nacional do Brasil, coordenamos os esforços para que a retomada do Parlamaz se concretizasse no fim de 2020. Com a união dos países ligados pela Amazônia, podemos defender o nosso território da Amazônia”, afirma.

Durante esse encontro, renomada autoridade sobre biodiversidade, o professor da Universidade de Brasília Bráulio Dias apresentará painel sobre a Conferência de Biodiversidade da ONU (Organização das Nações Unidas), tema prioritário do Parlamaz. Governantes de todo o mundo foram convocados para a conferência, a fim de se chegar a um novo conjunto de metas pela natureza para a próxima década, por meio do Marco Pós-2020 da Convenção sobre Diversidade Biológica da ONU.

Esse documento estabelece um plano ambicioso para implementar ações e transformar a relação da sociedade com a biodiversidade, além de garantir que, até 2050, estejamos todos vivendo em harmonia com o meio ambiente. No dia da sessão ordinária, o senador Nelsinho Trad e demais participantes vão conversar com os jornalistas na sala “Amazonas”, logo após a abertura.

Assessoria/Neiba Ota

Compartilhe
Institucional

O Tempo MS News é um portal de notícias online que traz informações relevantes e atualizadas sobre o dia a dia do Mato Grosso do Sul. Com uma equipe de jornalistas experientes e comprometidos em levar ao público as notícias mais importantes do estado, o portal se destaca por oferecer conteúdo de qualidade em tempo real.

Entre em contato

(67) 0000-0000

[email protected]

© Tempo MS News - Todos os direitos reservados, design por Argo Soluções