Senador Nelsinho Trad toma posse como membro do Parlasul

Senador Nelsinho Trad toma posse como membro do Parlasul

COMPARTILHAR

O senador Nelsinho Trad (PSD/MS) foi convocado, em reunião no Uruguai em Montividéu, para tomar posse como membro titular da delegação brasileira no Parlamento do Mercosul (Parlasul). Além do parlamentar sul-mato-grossense, os senadores Marcelo Castro (MDB/PI) e Márcio Bittar (MDB/AC) vão ocupar a função de legislar sobre matéria de interesse comum à integração regional, o processo de aprovação das decisões ocorre em plenário, que é a instância essencial da capacidade decisória. “A gente participa do plenário, onde discussão de vários temas são levados através das comissões temáticas que cada parlamentar faz parte”, explicou o senador Nelsinho Trad.

Já, empossado, o senador sul-mato-grossense ingressou em duas comissões no Parlamento do Mercosul: de Obras e Infraestrutura, uma das mais disputadas no Parlasul, e de Relações Exteriores pela sua referência já como presidente da Comissão de Relações Exteriores e Comércio Exterior no Senado. “Nossa inserção na comissão de Obras e Infraestrutura foi fundamental para incluir o Corredor da Rota Bioceânica no Parlasul. No próximo dia 12 de agosto, o projeto será discutido em seminário no Paraguai em Assunção”, comentou o senador Nelsinho Trad.

Durante os dois dias do encontro, o senador Nelsinho Trad esclareceu a outros membros do Parlasul sobre o trajeto da Rota Bioceânica. O corredor ligará Santos (no Brasil) a Antofagasta (no Chile), passando por Mato Grosso do Sul, pelo Chaco paraguaio e pelo norte da Argentina. “Quando concluído o corredor, essa rota reduzirá o trajeto para o continente asiático em quase oito mil quilômetros, e vai constituir uma plataforma de integração das cadeias produtivas, do turismo e do desenvolvimento geral da região abrangida”, destacou o senador.

Parlamento do Mercosul

Também conhecido como Parlasul (em espanhol Parlasur), o Parlamento do Mercosul é o órgão democrático e legislativo da representação civil dos povos dos Estados Partes do Mercosul: Argentina, Brasil, Paraguai, Uruguai e Venezuela. Localizado em Montevidéu, no Uruguai, o órgão é integrado por 139 parlamentares, os quais se dividem por país segundo a proporção populacional.

Atualmente, o Brasil é representado por 37 parlamentares; a Argentina, por 43; a Venezuela, por 23; o Uruguai e o Paraguai, por 18 cada. A composição final das bancadas (Brasil: 75; Argentina 43; Venezuela 33; Paraguai e Uruguai: 18 cada) está condicionada à realização de eleições diretas, que deverão observar a regulamentação do pleito em cada Estado Parte.

Com Assessoria/Neiba Ota