Sete em cada 10 brasileiros reduziram gastos e cortaram o orçamento no 1º semestre

Agência Brasil

Sete em cada 10 brasileiros tiveram que reduzir gastos e cortar o orçamento no 1º semestre. O lazer foi o primeiro item cortado. As refeições fora de casa caíram 56%. Idas a bares e casas noturnas também saíram do orçamento de 54% das pessoas. 51% deixaram de comprar roupas, calçados e acessórios e metade dos brasileiros cortou viagens e reduziu idas ao cinema e ao teatro.

O levantamento foi feito nas 27 capitais pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas e o SPC, o Serviço de Proteção ao Crédito. Também revela que os sonhos dos consumidores encolheram.

Seis em cada dez acreditam que vai ser mais difícil concretizar projetos este ano. 41% desistiram de fazer uma reserva financeira, 34% abriram mão de uma grande viagem. Mesma proporção dos que desistiram de reformar a casa e 30% deixaram de sonhar com o carro novo.

Para José Vignoli, do SPC Brasil, os números mostram o sentimento do brasileiro em relação aos resultados da economia. Apesar das dificuldades, seis em cada dez pessoas estão conseguindo manter o pagamento das contas em dia e 35% conseguiram guardar algum dinheiro.

O levantamento ouviu 800 consumidores de ambos os sexos, todas as classes sociais e com idade acima de 18 anos nas 27 capitais. A margem de erro é de 3,5 pontos percentuais para um intervalo de confiança de 95%.

Compartilhe
Institucional

O Tempo MS News é um portal de notícias online que traz informações relevantes e atualizadas sobre o dia a dia do Mato Grosso do Sul. Com uma equipe de jornalistas experientes e comprometidos em levar ao público as notícias mais importantes do estado, o portal se destaca por oferecer conteúdo de qualidade em tempo real.

Entre em contato

(67) 0000-0000

[email protected]

© Tempo MS News - Todos os direitos reservados, design por Argo Soluções