Sindifiscal/MS lança “Boletim Econômico” dia 21 em Campo Grande

Para colaborar com instituições, entidades, prefeituras e investidores, o Sindicato dos Fiscais Tributários Estaduais de Mato Grosso do Sul – Sindifiscal/MS – lança na segunda-feira, (21), às 15h, no Sindicato Rural de Campo Grande, o Boletim Econômico. O objetivo é repassar, por meio de um veículo bimestral, dados e análises confiáveis referentes à economia sul-mato-grossense. “Esse trabalho é feito rotineiramente pela equipe do Observatório Econômico. Com essas informações criamos o projeto Município Mais que subsidia às prefeituras e, com isso, resolvemos ampliá-lo”, garantiu o presidente da entidade, Francisco Carlos de Assis, conhecido como Chiquinho.

O boletim será disponibilizado no portal da entidade
(www.sindifiscalms.org.br) e será totalmente gratuito. “O acesso poderá ser feito por qualquer pessoa, mesmo que não esteja ligada ao governo ou entidade”, explicou o diretor do Observatório, Clauber Aguiar. Na primeira edição, que será lançada agora em março, o boletim trará informações sobre a arrecadação de MS e abordará temas como a Lei de Responsabilidade Fiscal e gastos públicos.

O estudo do Sindifiscal/MS apontou um crescimento de 22,9% na arrecadação em 2021, totalizando um montante de R$ 16,2 bilhões. A partir da análise do Observatório Econômico houve um crescimento médio anual de 10% entre 2012 e 2020. O ICMS foi o tributo que se destacou.

A arrecadação do imposto sobre mercadorias e serviços chegou a R$ 13,8 bilhões em 2021, 85,3% do total da receita tributária. Portanto, com exceção do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores – IPVA – houve aumento nas arrecadações dos tributos, o que se refletiu na receita tributária em 2021. A apresentação do boletim acontecerá no Sindicato Rural de Campo Grande, na Rua Raul Pires Barbosa, 116, no bairro Chácara Cachoeira.

Observatório Econômico

O Observatório Econômico é uma estrutura pertencente ao Sindifiscal/MS. O principal objetivo é monitorar a economia do Estado de Mato Grosso do Sul. O projeto foi lançado em 2015 e produz pesquisas e elabora estudos técnicos com informações e propostas que possibilitem a atuação da entidade e municípios no cenário governamental. E assim, cumprir sua responsabilidade social, pensando soluções para o seu desenvolvimento.

Com UNA Comunicação

Compartilhe
Institucional

O Tempo MS News é um portal de notícias online que traz informações relevantes e atualizadas sobre o dia a dia do Mato Grosso do Sul. Com uma equipe de jornalistas experientes e comprometidos em levar ao público as notícias mais importantes do estado, o portal se destaca por oferecer conteúdo de qualidade em tempo real.

Entre em contato

(67) 0000-0000

[email protected]

© Tempo MS News - Todos os direitos reservados, design por Argo Soluções