Taques: “Mato Grosso não é RJ; aqui facções criminosas não têm vez”

O governador Pedro Taques (PSDB) afirmou nesta terça-feira (13) que facções criminosas “não têm vez” em Mato Grosso.
A afirmação feita durante evento partidário em Cuiabá, é em resposta a um vídeo que viralizou nas redes sociais, em que um grupo de alunos de escola no CPA 3 é repreendido por supostos membros da facção criminosa Comando Vermelho.

O governador fez questão de citar que Mato Grosso não é igual ao Rio de Janeiro, referindo-se à alta criminalidade naquele Estado, cuja Segurança está sob intervenção federal. “Eu quero dizer de uma forma objetiva: Mato Grosso não é o Rio de Janeiro. Aqui facções criminosas não têm vez”, disse Pedro Taques. Ele acrescentou que a Secretaria de Estado e Segurança Pública (Sesp) está analisando a veracidade das imagens e, em seguida, tomará providências.

A “repreensão”

O caso aconteceu na escola estadual Almira de Amorim Silva, localizada no Setor 1 do CPA 3. Nas imagens, os alunos estão todos ajoelhados na quadra poliesportiva na unidade escolar, enquanto homens fazem ameaças, reprimindo-os por estarem fumando na unidade.

Os supostos integrantes da facção, que não aparecem no vídeo, ainda alertam que é melhor eles repreendê-los do que a Polícia Militar. “Cês tão atrasando nosso corre, os cara tão ligando lá no CPA pra dar parte de vocês. É melhor ‘nós vir’ do que os homens vir e prender vocês tudinho de suas casas”, diz um deles. Em seguida a segunda pessoa ainda afirma que a diretora e o guarda da escola estão os apoiando e que a Polícia não irá ajudá-los.

“’Nós’ tá dando um alerta pra vocês. E é a diretora que tá com nós, entendeu o guardinha? Nós estamos avisando que não pode. Na segunda que nós pegar vocês, vamos quebrar tudo no pau. E se tiver irmão envolvido [membro do CV] no meio, nós vai arrumar uma disciplina grande também. Hoje em dia Polícia não resolve mais nada, quem resolve é o Comando, vocês estão ouvindo, né?”, afirmou.

A dupla ainda ameaça os garotos, caso eles denunciem a repreensão para alguém. “Nós é do Comando Vermelho MT, e se vocês fumar, ou ‘caguetar’ ou contar para família, cês tão no pau. O meu sangue até ferve de ter que largar as coisas lá em casa pra ter que vir aqui resolver ‘esse trem’ que já foi ‘passado a visão’ pra não estar fumando. Vocês já sabem: se pegar ‘cês’ na rua fumando o bagulho vamo quebrar vocês no pau. Vou passar no carro e vou dar tiro só de pistola”, eles falam.

Por fim, os homens ainda falam que, a partir de agora, eles irão até a escola todos os dias, de manhã, tarde e noite. “Nós vai vir todo dia cedo tarde e noite, entendeu? Pode espalhar essa voz. Aqui estuda criança especial, filho de preso”.

Após tomar conhecimento do vídeo, o Grupo de Combate ao Crime Organizado (GCCO) foi até a escola e fez uma varredura para tentar identificar os envolvidos. No entanto, ninguém quis falar nada. Inquérito deve ser instaurado pela Polícia Civil Judiciária para investigar o caso.

Com assessoria

Compartilhe
Institucional

O Tempo MS News é um portal de notícias online que traz informações relevantes e atualizadas sobre o dia a dia do Mato Grosso do Sul. Com uma equipe de jornalistas experientes e comprometidos em levar ao público as notícias mais importantes do estado, o portal se destaca por oferecer conteúdo de qualidade em tempo real.

Entre em contato

(67) 0000-0000

[email protected]

© Tempo MS News - Todos os direitos reservados, design por Argo Soluções