UCP de Pedro Juan Caballero recebe nova turma de medicina

Antônio Coca

Com o auditório do Centro Tecnológico lotado, a direção e a reitoria da Universidade Central do Paraguai (UCP), deram as “boas vindas” para os novos alunos que iniciaram os estudos de medicina na instituição. A cerimônia contou com a presença do diretor interino da UCP, Alisson Marengoni, a integrante do departamento de atenção ao aluno, Romy Rocha, a secretária acadêmica Alba Monges e o criador do curso na fronteira, Karlos Bernardo, falaram aos presentes sobre como funciona a faculdade, sobre os direitos e deveres dos estudantes e deram uma visão geral sobre a forma de que cada um deve ser portar durante o período do curso.

O diretor interino Alisson Marengoni, o Delluca deu as boas vindas aos acadêmicos e disse que a UCP recebe a todos com a melhor estrutura educacional de ensino superior do Paraguai e que existe grande equipe preparada para acolher aqueles que deixaram seus lares em busca de conhecimento. “Estamos preparados para ajudar todos vocês na realização do sonho de cada um e sei das dificuldades que irão enfrentar nos próximos anos e conte com a UCP para que este sonho se transforme em realidade”, disse Delluca.

Já o criador do curso de medicina da UCP em Pedro Juan Caballero, Karlos Bernardo fez seu discurso falando da importância do universitário se manter focado nos estudos, pois a carreira de medicina exige dedicação, sacrifício e de abdicar de muitas coisas que principalmente os jovens, gostariam de estar “curtindo”, mas que terão que optar pelo estudo, pela pesquisa e pelo constante aprendizado.

“Não pensem que vocês terão o diploma sem estudar, sem dedicação, sem esforço. Aqui o suor e a lagrima fazem parte do dia-a-dia do estudante de medicina. Mas a recompensa virá para aqueles que se aplicarem. Sejam os melhores alunos possíveis e serão os melhores profissionais possíveis. Oferecemos para vocês todas as condições de concluírem o curso de forma de que quando voltarem para suas cidades possam exercer a profissão, salvar vidas e melhorar a qualidade de vida daqueles que procurem por vocês nas clínicas, nos laboratórios e hospitais onde estiverem atendendo. Tomem cuidado com as pessoas que se aproximam de vocês e escolham os bons para caminhar ao seu lado. Sejam bem vindos e sejam felizes na UCP”, disse Karlos Bernardo.

Karlos Bernardo, criador do curso de medicina em Pedro Juan Caballero fala aos calouros. (Foto: Assessoria

Ao final uma palestra com a psicóloga Tássia Brito, que falou sobre os problemas que os estudantes podem enfrentar durante a realização de uma graduação. “Muitos universitários passam por dificuldade de adaptação por estarem longe da família, morando em outro país e pressionados por ter que apresentar resultados dentro da academia e também para seus familiares e para a sociedade e isso as vezes acaba sobrecarregando os alunos e disparando gatilhos que ativam patologias como a depressão, por exemplo. Por isso estamos sempre vigilantes e a disposição daqueles que precisam”, disse ela.

A UCP tem um departamento com profissionais de psicologia para atender os alunos em suas dificuldades. O atendimento em período integral e nos últimos meses antes da pandemia cerca de 120 alunos procuravam ajuda psicológica. “Ansiedade é o maior problema que eles apresentam, já que há uma dificuldade de adaptação ao curso, a cultura e distancia da família”, disse Jéssica Carine Luiz, coordenadora do Departamento de Bem Estar Estudantil da UCP.


Com auditório lotado calouros foram acolhidos pela direção e reitoria da UCP em Pedro Jua Caballero.





Compartilhe
Institucional

O Tempo MS News é um portal de notícias online que traz informações relevantes e atualizadas sobre o dia a dia do Mato Grosso do Sul. Com uma equipe de jornalistas experientes e comprometidos em levar ao público as notícias mais importantes do estado, o portal se destaca por oferecer conteúdo de qualidade em tempo real.

Entre em contato

(67) 0000-0000

[email protected]

© Tempo MS News - Todos os direitos reservados, design por Argo Soluções