Vacinação para grupo de risco termina amanhã, e segue para todos a...

Vacinação para grupo de risco termina amanhã, e segue para todos a partir de segunda

COMPARTILHAR

A Campanha de Vacinação Contra a Influenza (gripe) termina nesta sexta-feira (31) e não será prorrogada pelo Ministério da Saúde, ficando disponível para toda a população a partir de segunda-feira (3). Os grupos de risco que menos se vacinaram são os integrantes das forças de segurança e os portadores de comorbidades que podem procurar a unidade básica de saúde (UBS) e de saúde da família (UBSF) mais próxima e se imunizar. As salas de vacinação destes locais funcionam de acordo com o horário estabelecido para cada unidade.

No próximo sábado (1) e domingo (2) das 6h15 às 17h45, as salas de vacina dos Centros Regionais de Saúde (CRS) vão vacinar contra a gripe exclusivamente e apenas as pessoas que fazem parte do grupo de risco: idosos com 60 anos ou mais de idade; as puérperas (mulheres até 45 dias após o parto); os trabalhadores de saúde; os povos indígenas; os portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais; e, os professores de escolas públicas e particulares; as crianças de 6 meses a menores de 6 anos (5 anos, 11 meses e 29 dias); as gestantes; e, os policiais civis, militares, bombeiros e membros ativos das Forças Armadas.

Os adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas e a população privada de liberdade, bom como os funcionários do sistema prisional são imunizados em esquema programado pela Sesau.

Para receber a vacina, todos os públicos do grupo prioritário e a população em geral devem apresentar o Cartão Nacional de Saúde (CNS) e/ou número prontuário da rede de saúde de Campo Grande (Hygia); documento pessoal de identificação; e, a caderneta de vacinação (caso tenha).

Além dos documentos exigidos para todos, os profissionais de saúde devem apresentar a carteira de conselho ou holerite; as gestantes e puérperas: cartão da gestante, laudo médico ou exames com identificação; os indígenas: cadastro na SESAI; e os os policiais civis, militares, bombeiros e membros ativos das Forças Armadas: documentos comprobatórios que informe a condição de policial civil ou militar. O controle mais rigoroso para imunizar as pessoas do grupo de risco é para atender as recomendações do Ministério da Saúde, que não irá disponibilizar doses extras.

A doença

A gripe é uma doença respiratória causada pelo vírus influenza que é transmitida através do contato com secreções das vias respiratórias, eliminadas pela pessoa contaminada ao falar, tossir ou espirrar e também por meio das mãos e objetos contaminados, quando entram em contato com a boca, olhos e nariz. A gripe provoca febre, dores no corpo e mal estar. Quem perceber esses sintomas deve procurar um posto de saúde.