Exército do Brasil e do Paraguai mostrarão balanço de ações na fronteira

Na próxima segunda-feira, (29), será realizada reunião entre os Exércitos Brasileiro e Paraguaio na cidade de Ponta Porã. Os países estão à frente das Operações Ágata Fronteira Oeste II e Basalto, que acontecem de forma espelhada nos dois territórios. O objetivo é apresentar um balanço parcial das atividades, ajustar procedimentos e fixar condutas.

A coordenação da atividade está a cargo da 4ª Brigada de Cavalaria Mecanizada (4ª Bda C Mec) e do Comando de Operações de Defesa Interna das Forças Armadas paraguaias, e acontecerá nas instalações do 11º RCMec. Após a reunião, a imprensa será recebida pelos Generais Abelardo Prisco de Souza Neto, Comandante da 4ª Bda C Mec, e General de Brigada Abel Eulogio Acuña Cabañas, Comandante del CODI, para uma coletiva.

Na ocasião, as autoridades estarão disponíveis para responder a questionamentos sobre as operações. Cooperação no combate ao crime transnacional somente na área da 4ª Bda CMec, a Operação Ágata Fronteira Oeste II já ultrapassou o montante de R$ 131 milhões em apreensões de drogas e outros ilícitos decorrentes de crimes transnacionais e ambientais.

A operação, que completa 170 dias nesta sexta-feira, (26), também ocorre nas demais cidades de fronteira de Mato Grosso do Sul, Mato Grosso e Paraná, mais especificamente em Foz do Iguaçu, no Paraná. Em janeiro já houve uma Operação simultânea entre Brasil e Paraguai. Neste segundo momento, as ações tiveram início no dia 23 abril e ocorrem desde Porto Murtinho à Foz do Iguaçu.

No Paraguai, a Operação Basalto é realizada pelo Comando de Operações de Defesa Interna das Forças Armadas paraguaias, Secretaria Nacional Antidrogas (Senad), Ministério Público, Polícia Nacional e órgãos federais de controle de armas e de combate a crimes tributários. Ao todo estão sendo empregados mais de 1.900 militares e civis na Operação Basalto.

Compartilhe
Institucional

O Tempo MS News é um portal de notícias online que traz informações relevantes e atualizadas sobre o dia a dia do Mato Grosso do Sul. Com uma equipe de jornalistas experientes e comprometidos em levar ao público as notícias mais importantes do estado, o portal se destaca por oferecer conteúdo de qualidade em tempo real.

Entre em contato

(67) 99135-7483

[email protected]

© Tempo MS News - Todos os direitos reservados, design por Argo Soluções