Ação integrada da Polícia Federal, Funai e Ibama inutilizou 223 embarcações (ou balsas) de garimpo ilegal na Amazônia. A fiscalização foi realizada no Sul do Amazonas e em Rondônia nos rios Madeira, Aripuanã e Manicoré. A operação Prensa foi deflagrada na segunda-feira (20) e ainda não foi concluída. Segundo a PF, a ação é contínua e não tem prazo para terminar.
O objetivo da ação é combater o garimpo ilegal, em especial no Sul do Amazonas e policiais especializados atuam na operação. O garimpo ilegal gera danos ao meio ambiente e à saúde pública, uma vez que contamina o rio com materiais como mercúrio e cianeto. Outro dano é a interferência direta nas atividades dos povos tradicionais e o risco à vida dos ribeirinhos e indígenas.
Além da operação Prensa, a Polícia Federal tem realizado periodicamente a Operação Febre do Fogo na região de Rondônia e Amazonas com o objetivo de combater o garimpo ilegal. Cerca de 170 balsas foram destruídas nessa ação, desde o começo do ano.
O Tempo MS News é um portal de notícias online que traz informações relevantes e atualizadas sobre o dia a dia do Mato Grosso do Sul. Com uma equipe de jornalistas experientes e comprometidos em levar ao público as notícias mais importantes do estado, o portal se destaca por oferecer conteúdo de qualidade em tempo real.
© Tempo MS News - Todos os direitos reservados, design por Argo Soluções