Mato Grosso do Sul ocupa o segundo lugar no Centro-Oeste em casos de agressões a médicos, realidade que reforça a necessidade de medidas urgentes de valorização e proteção dos profissionais da saúde, conforme informações do Conselho Federal de Medicina (CFM). Diante desse cenário, a deputada estadual Lia Nogueira (PSDB) lança, nesta quarta-feira (24), às 14h, a Frente Parlamentar em Defesa dos Profissionais da Saúde, na Assembleia Legislativa. O colegiado nasce como espaço permanente de diálogo e construção de políticas públicas voltadas à segurança, ao bem-estar e ao reconhecimento de quem está diariamente na linha de frente do cuidado com a vida. A reunião inaugural reunirá autoridades, gestores e representantes de entidades da saúde, marcando o início de um ciclo de debates estratégicos.
De acordo com o Conselho Federal de Medicina, somente em 2024, 995 médicos foram vítimas de agressões em Mato Grosso do Sul, o que representa quase três casos por dia. A maior parte dos episódios ocorreu em unidades de pronto atendimento (UPAs). Para a deputada Lia Nogueira, o enfrentamento desse problema exige atuação firme e articulada. “A criação da Frente Parlamentar é um passo fundamental para unir forças, ouvir quem vive essa realidade e buscar soluções efetivas. Precisamos assegurar que nossos profissionais tenham segurança, condições dignas de trabalho e respeito da sociedade”, afirmou.
Com a iniciativa, a Assembleia Legislativa reafirma o compromisso institucional de Mato Grosso do Sul com a valorização da saúde e mostra não estar omissa diante das agressões e do desrespeito a esses trabalhadores essenciais.
O Tempo MS News é um portal de notícias online que traz informações relevantes e atualizadas sobre o dia a dia do Mato Grosso do Sul. Com uma equipe de jornalistas experientes e comprometidos em levar ao público as notícias mais importantes do estado, o portal se destaca por oferecer conteúdo de qualidade em tempo real.
© Tempo MS News - Todos os direitos reservados, design por Argo Soluções