O presidente Luiz Inácio Lula da Silva deve deixar, nesta sexta-feira, (13), a unidade de terapia intensiva (UTI) do Hospital Sírio-Libanês, um dia depois de ter se submetido a um procedimento na região craniana. Segundo os médicos, a expectativa é de que ele receba alta na segunda ou terça-feira. Conforme o boletim médico divulgado na noite desta quinta-feira, Lula está “lúcido e orientado”. O presidente passou, na manhã desta quinta-feira, por uma embolização de artéria meníngea média. Trata-se de uma espécie de cateterismo e serve para evitar novos sangramentos, como o que foi drenado na primeira cirurgia feita pelo chefe do Executivo na terça-feira. À noite, os médicos retiraram o dreno intracraniano, “sem intercorrências”.
Caso a evolução clínica de Lula siga como está, segundo a junta médica, ele deixará o hospital na próxima semana. “Depois da alta, o presidente poderá ir para Brasília, segunda ou terça. Depende da evolução, que está sendo muito boa. A programação é ir direto para Brasília e retomar aos poucos”, explicou Roberto Kalil Filho, médico do chefe do Executivo. Ainda conforme o cardiologista, Lula pode retornar a agenda de despachos sem problema algum. “Espera-se que, na próxima semana, o presidente esteja já no Alvorada, mas, claro, após o procedimento, vai se requerer repouso relativo por algumas semanas, pelo menos”, frisou.
O estado neurológico do presidente é considerado muito bom pelos médicos. “Ele está normal, o exame neurológico dele é normal, está muito bem apto a praticar qualquer hábito de vida civil, cognitivamente íntegro”, enfatizou o neurologista Rogério Tuma. “A única coisa que é recomendação médica é ele não se esforçar nem física nem mentalmente. A solicitação é que ele não trabalhe no hospital, não passe estresse nem receba visita que leve a alguma ansiedade.” O chefe do Executivo deve continuar sob supervisão da equipe, na capital federal, chefiada pela médica Ana Helena Germoglio. “Alta é hospitalar, não médica. Vamos continuar o acompanhamento com equipe de Brasília”, disse Kalil.
Correio Braziliense
O Tempo MS News é um portal de notícias online que traz informações relevantes e atualizadas sobre o dia a dia do Mato Grosso do Sul. Com uma equipe de jornalistas experientes e comprometidos em levar ao público as notícias mais importantes do estado, o portal se destaca por oferecer conteúdo de qualidade em tempo real.
© Tempo MS News - Todos os direitos reservados, design por Argo Soluções