Lula viaja para Cuba e Estados Unidos e Geraldo Alckmin assume presidência

Lula viaja para Cuba e Estados Unidos e Geraldo Alckmin assume presidência

COMPARTILHAR

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) embarcou nesta sexta-feira (15) para Havana, capital de Cuba, onde participará no fim de semana de um encontro entre chefes de Estado de países emergentes, o G77. Depois, o presidente emendará viagem a Nova York, Estados Unidos, onde será realizada a 78ª Assembleia Geral das Nações Unidas.

Lula partiu da Base Aérea de Brasília, por volta de meio-dia, acompanhado da primeira-dama Rosângela da Silva, a Janja. Ele passou a cadeira da Presidência da República para o vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin (PSB).

Esta deve ser a última viagem internacional do presidente antes da cirurgia que ele fará no fim do mês, no quadril. Lula vem enfrentando fortes dores na região. Petista voltará ao Brasil no próximo dia 22, e deve realizar o procedimento no dia 29 do mesmo mês, em Brasília. Após recuperação, em novembro, ele tem viagem marcada para Dubai, nos Emirados Árabes Unidos, onde será realizada a Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas, a COP-28.