Requerimento de Lia Nogueira aponta estado precário de UBS em Dourados

Requerimento de Lia Nogueira aponta estado precário de UBS em Dourados

COMPARTILHAR

Requerimento de Lia Nogueira aponta estado precário de UBS em Dourados

A deputada estadual Lia Nogueira (PSDB) encaminhou requerimento à Prefeitura de Dourados questionando o estado de conservação das Unidades Básicas de Saúde (UBS) do município após constatar, em visita às unidades, as condições degradantes dos prédios com rachaduras e mofo nas paredes, infiltração, encanamentos expostos e também vazamentos, além das instalações elétricas colocando em risco a segurança dos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS).

No documento, a deputada solicita que sejam esclarecidas quais as últimas reformas realizadas e quando foram feitas, principalmente nas unidades do Jardim Maracanã, Vila São Pedro, Altos do Indaiá e Panambi; quais recursos foram transferidos pelo Governo do Estado, em 2022, para reforma das UBSs e por qual razão as obras ainda não foram iniciadas.

“Em minhas visitas verifiquei as condições dos locais e todos estão insalubres e indignas, até mesmo se fosse um local de tratamento de animais. É impensável que uma pessoa doente e fragilizada possa encontrar nesses locais um ambiente adequado para tratamento e recuperação. É impossível aguentar o odor fétido que toma conta das estruturas dos postos de saúde. A situação é tão assustadora que encontramos até urubus vivendo no prédio da unidade da Vila São Pedro. As condições são degradantes e ferem a dignidade dos usuários do SUS”, enfatizou a deputada.

Lia Nogueira solicitou que o Ministério Público Estadual (MPE) intervenha, que analise as fotos e vídeos, encaminhados por meio do requerimento e que também visite as unidades para constatar todas as irregularidades encaminhadas e verificar as inadequações dos prédios públicos destinados ao tratamento de pessoas.

Assessoria