Nascente Azul, um mergulho na natureza de Bonito

Um dos passeios mais completos e emocionantes de Bonito, onde o visitante tem o privilégio de contemplar a natureza e vivenciar experiências incríveis, a Nascente Azul é um empreendimento modelo de ecoturismo e refúgio de animais silvestres. Distante 22 km da cidade, com acesso pela MS-178, o atrativo opera com certificação de segurança e em 2022 recebeu o Selo Verde do Instituto Chico Mendes pelo seu compromisso com o meio ambiente.

As múltiplas atividades dentro e fora da água, como flutuação, tirolesa de 450m de extensão e trilhas se completam com o contato com os recursos naturais recuperados e preservados. Com alto grau de conservação, o complexo é um espaço onde os animais conseguem viver com segurança e tranquilidade. O Lago Pantanal, com características do bioma que se descortina ao lado da Serra da Bodoquena, é habitado por jacarés e aves, como a garça e o socó-boi.

Rica fauna e flora

Recentemente, um vídeo gravado durante um passeio chamou a atenção nas redes sociais. Um veado-campeiro, animal típico do Cerrado, nadava tranquilamente nas águas tranquilas e cristalinas do Rio Nascente Azul, onde os visitantes participam da flutuação. Animal de hábitos noturnos, o veado-campeiro só aparece durante o dia em locais onde não se sente ameaçado ou perturbado. Encontros como esse são comuns para os funcionários da Nascente Azul.

Com sorte, os visitantes podem avistar por ali antas, tamanduás-bandeira, macacos, pacas, lontras e muito mais. Já foram catalogadas dentro do atrativo 18 espécies de mamíferos e 85 de aves, como araras e as curiosas seriemas, além de diversos répteis, anfíbios e peixes. A presença da rica fauna e flora é resultado do trabalho de restauração ambiental da área degradada, a partir de 2008, com o reflorestamento da mata ciliar e recuperação do solo e da água.

Para que as atividades turísticas causem o mínimo impacto possível, a Nascente Azul investe há 13 anos no monitoramento ambiental. Toda a parte estrutural do parque foi projetada respeitando as normas e legislações ambientais vigentes, e as atividades turísticas permitem um número limitado de visitantes por dia. O empreendimento também se preocupou com a responsabilidade social, com programas que visam o engajamento e o desenvolvimento da comunidade local.

Aventura e lazer

Com estrutura completa de lazer e ecoturismo e respeito total à natureza, o atrativo oferece atrações para pessoas de todas as idades. Dentro do complexo, os visitantes podem curtir flutuação em águas cristalinas e tons de azul turquesa na nascente do Rio Nascente Azul; trilhas para contemplação da mata, balneário e circuito de aventura, além de vários pontos instagramáveis, que fazem sucesso nas redes sociais, como as cachoeiras de tufas calcárias.

Na descida pela tirolesa, do alto de uma torre com 20m de altura, o visitante desliza a uma velocidade de até 60 km/h, com vista deslumbrante para a Serra da Bodoquena. Outra atividade de aventura, o pêndulo humano te leva a desafiar os limites da gravidade. O balneário é o lugar perfeito para toda a família. No centro, está o Aqualokko, circuito multiaventura com pontes suspensas sobre o lago abastecido com águas correntes vindas diretamente da nascente.

Compartilhe
Institucional

O Tempo MS News é um portal de notícias online que traz informações relevantes e atualizadas sobre o dia a dia do Mato Grosso do Sul. Com uma equipe de jornalistas experientes e comprometidos em levar ao público as notícias mais importantes do estado, o portal se destaca por oferecer conteúdo de qualidade em tempo real.

Entre em contato

(67) 0000-0000

[email protected]

© Tempo MS News - Todos os direitos reservados, design por Argo Soluções