Amapá tem surto de Doença de Chagas e açaí contaminado pode ser a causa

Agência Brasil

A Superintendência de Vigilância em Saúde do Amapá confirmou surto de Doença de Chagas no estado. Até o momento são 15 casos registrados nos dois municípios mais populosos do Amapá.

Na última semana, nove pessoas foram diagnosticadas no bairro Hospitalidade, no município de Santana. Em Macapá, capital do estado, também há registros da doença, no Conjunto Habitacional Macapaba, zona norte da cidade.

Para a superintendência, a maior parte dos casos está ligada ao consumo de açaí. O órgão informou, no entanto, que a contaminação está dentro do quantitativo dos últimos anos. Mas é preciso que os municípios reforcem as ações educativas e de orientação com quem comercializa o açaí.

Em 2017, foram registrados 32 casos da doença no Amapá. Desses, 28 em Macapá e três em Santana. Este ano, são 27 ocorrências até o momento. Três pessoas morreram no ano passado. Em 2018, não há registro de óbito. Os dados são do Sistema Nacional de Agravos de Notificação.

A Doença de Chagas é transmitida ao homem pelo protozoário Trypanosoma Cruzi. Entre os sintomas estão inchaços e febre. Caso não seja tratada logo, pode haver insuficiência cardíaca congestiva. O tratamento é feito com uso de medicamentos que matam o parasita e no controle dos sintomas.

Compartilhe
Institucional

O Tempo MS News é um portal de notícias online que traz informações relevantes e atualizadas sobre o dia a dia do Mato Grosso do Sul. Com uma equipe de jornalistas experientes e comprometidos em levar ao público as notícias mais importantes do estado, o portal se destaca por oferecer conteúdo de qualidade em tempo real.

Entre em contato

(67) 0000-0000

[email protected]

© Tempo MS News - Todos os direitos reservados, design por Argo Soluções