Conselho Superior empossa novo Delegado Geral em cerimônia que marca aposentadoria de Marcelo Vargas

O Conselho Superior da Polícia Civil do Mato Grosso do Sul realizou nesta terça-feira (23), reunião extraordinária para transmissão de cargo de Delegado-Geral da instituição. Com a aposentadoria do Delegado Marcelo Vargas Lopes, Adriano Garcia Geral foi empossado o novo Delegado Geral da Polícia Civil.

A reunião contou com a presença do Secretário de Justiça e Segurança Pública, Antônio Carlos Videira e foi conduzida pela Coordenadora de Administração do CSPC – Delegada Rozeman Geise Rodrigues de Paula.

Em seu discurso de despedida, Marcelo Vargas Lopes agradeceu aos colegas de profissão durante seus 31 anos no cargo de Delegado de Polícia e destacou frisou as conquistas realizadas durante sua gestão.

“Foram etapas de aprendizagem, de desafios, de crescimento pessoal nessas três décadas de carreira. Como Delegado-Geral reduzimos em mais de 80% o número de presos em delegacias, o índice de esclarecimento de homicídios de quase 70% coloca nossa instituição como a melhor Polícia Civil do Brasil, além de criarmos novas unidades policiais que deram maior operacionalidade e contribuíram significativamente para os bons resultados atingidos”, pontuou.

O novo Delegado Geral da Polícia Civil, Adriano Garcia Geraldo, após a leitura do Termo de Transmissão de Cargo, agradeceu a confiança a ele depositada e firmou o compromisso de continuar os trabalhos em prol da Polícia Civil e da população de Mato Grosso do sul. ” Recebo este enorme legado do doutor Marcelo Vargas e deixo firmado o meu compromisso com a população, para que tenha resguardado o seu direito de ir e vir com tranquilidade, implementando a valorização de todos os membros da Polícia Civil, pois polícia não se faz sozinho. Dessa forma convido todos os policiais civis a estarem ombreados comigo na missão de servir e proteger”, finalizou o novo Delegado-Geral.

Novo Delegado Geral Adriano Garcia Geraldo.

Mensagem de despedida

Marcelo Vargas Lopes emocionado fez discurso de despedida em que resumiu seu amor pela carreira, dedicação à Polícia Civil, companheirismo, lealdade e certeza de ter dado o seu melhor.

“Existe um tempo certo para cada coisa, momento oportuno para cada propósito debaixo do Sol: Tempo de nascer, tempo de morrer; tempo de plantar, tempo de colher.” Eclesiastes 3.1: Tudo tem o seu tempo determinado, e há tempo para todo o propósito debaixo do céu.. assim também chegou ao fim meu tempo de trabalho frente a PC/MS, na próxima segunda-feira a minha aposentadoria voluntária deve ser publicada.

Quero agradecer a cada colega com quem tive a oportunidade de trabalhar nestes 31 anos na função de Delegado de Polícia. Nem tudo foram flores, mas tenho a consciência tranquila de que dei o meu melhor. Nos quase 5 anos em que fui Delegado Geral conseguimos reduzir em mais de 80% o número de presos em Delegacias, o que possibilitou que nossos policiais se dedicassem a investigação policial, com isto reduzimos todos os índices criminais (homicídio 23%, roubo 55%, furto 36% …) Nosso índice de esclarecimento de homicídios é de quase 70%, o que colocou nossa instituição como a melhor Polícia Civil do Brasil.

Implantamos a promoção meritória por decurso de prazo, o que na prática possibilitará que os bons policiais cheguem a final da carreira em 15 anos, acabando a disputa interna e a ingerência política nas promoções funcionais. Criamos o GOI-Grupo de Operações e Investigações, e também descentralizamos a Inteligência Policial, criando em cada regional os NIPs- Núcleos de Inteligência Policial.

Além disso estimulamos a instalação dos SIGs-Setor de Investigação Geral em todas Delegacias do Estado, tais unidades deram maior operacionalidade e contribuíram significativamente para os bons resultados atingidos. Também criamos o DRACCO-Departamento de combate ao Crime Organizado a a Corrupção, a Delegacia Regional de Bataguassu e implantamos 6 Salas Lilás em municípios com altos índices de violência doméstica.

Estas salas não atendem apenas mulheres vítimas de violência, mas também jovens e crianças, sendo importante informar que outras 20 salas já estão com recursos destinados através de emendas parlamentares estaduais, e devem ser implantadas em breve.

Em 2020 conseguimos capitanear recursos de emendas parlamentares federais e verbas da SENASP e SEAD na ordem de aproximadamente 31 milhões de reais, o que possibilitou a aquisição 167 viaturas, das quais, 82 serão distribuídas já na próxima segunda-feira, com tal aporte financeiro também foi possível a compra de novas pistolas, fuzis, computadores e outros equipamentos.

Ademais, graças aos investimentos do Estado e dos repasses de suprimentos de fundos com liberação mensal, implantados devido ao esforço do nosso Governador Reinaldo Azambuja, reformamos e revitalizamos quase 80 % das nossas unidades policiais.

O Governador também sancionou a Lei 5.139/2017 para criar a conta vinculada da Polícia Civil, conta que a partir deste mês passa a receber o repasse integral das taxas decorrentes do Poder de Polícia, o que possibilitará, de forma perene, maiores investimentos na nossa instituição.

Ainda durante estes 5 anos nomeamos 331 novos policiais, dos quais 72 são novos Delegados, renovamos em quase 50% nossa frota de veículos, enfrentamos com a força necessários a criminalidade em geral e principalmente as organizações criminosas, sendo que ao longo deste período prendemos mais de 100 mil pessoas, que vão desde o simples ladrão de varal aos que se julgavam acima da Lei e da Justiça.

Em fim, creio que eu e minha equipe lutamos o bom combate e guardamos a fé durante o tempo em que estive à frente da PC/MS, neste momento penduro minhas algemas, mas não minha pistola, esta continuará pronta e em condições. Finalizo desejando sorte, saúde e competência, não só aos meus sucessores na Delegacia Geral, mas à todos os membros da Polícia Civil de Mato Grosso do Sul, instituição da qual me orgulho de ter sido parte.

Compartilhe
Institucional

O Tempo MS News é um portal de notícias online que traz informações relevantes e atualizadas sobre o dia a dia do Mato Grosso do Sul. Com uma equipe de jornalistas experientes e comprometidos em levar ao público as notícias mais importantes do estado, o portal se destaca por oferecer conteúdo de qualidade em tempo real.

Entre em contato

(67) 0000-0000

[email protected]

© Tempo MS News - Todos os direitos reservados, design por Argo Soluções