A Polícia Militar reforça hoje o policiamento externo nos complexos penitenciários de Campo Grande, inclusive com emprego de helicóptero do Grupo de Policiamento Aéreo – GPA – da PM. O reforço ocorre diante do decreto de estado de calamidade pública, uma das formas do governo do Estado para frear a disseminação do coronavírus.
Entre outras medidas, o decreto proíbe visitação em todos os presídios do MS. As forças de segurança, no entanto, teriam detectado indícios de movimentação na massa carcerária para algum tipo de protesto contra a proibição de visitas.
A princípio não deve ocorrer investida direta nos estabelecimentos penais como invasão e revista. Isso só deve ocorrer em caso de extrema necessidade como motins ou rebelião, mesmo assim, após negociação.
Presídio Federal
O Patrulhamento Aéreo ocorre inclusive no Presídio Federal onde o espaço aéreo é interditado ou restrito a aeronaves policiais, mesmo assim mediante comunicação prévia. O patrulhamento ocorre desde as primeiras horas da manhã em conjunto com equipes atuando por terra não só no entorno dos presídios, mas nos acessos, bairros próximos e rodovias.
