Volume de apreensões cresceu.

Polícia Federal reforça controle em pontes com Paraguai e Argentina

Diante do maior fluxo de pessoas nos postos de fronteira, do lado brasileiro, as forças de segurança reforçaram os controles na Tríplice Fronteira e desferiram um duro golpe no contrabando e no tráfico de todas as modalidades. A Polícia Federal brasileira reforçou o controle de veículos e pessoas na alfândega da Ponte Internacional da Amizade, que faz ligação com o Paraguai, e da Ponte Internacional Tancredo Neves, na fronteira com a Argentina.

Os agentes indicam que – por tempo indeterminado – intensificarão os controles para reprimir a entrada de drogas, armas e contrabando no Brasil. As forças de segurança brasileiras relataram que, na primeira semana, apreenderam produtos importados sem documentação fiscal; bem como veículos com fundo duplo em para-choques e estofados, nos quais foram apreendidos volumes significativos.

Os produtos foram encaminhados ao almoxarifado da Receita Federal para descarte ou, se for o caso, pagamento de impostos para importação legal no Brasil, segundo a reportagem. “Também tem sido exigida documentação pessoal de transeuntes que passam pela alfândega, verificam processos judiciais pendentes e mandados de prisão em aberto. A operação terá continuidade nos próximos dias”, afirma a Receita.

Desde a semana passada, as equipes de fiscais aduaneiros foram reforçadas nos postos de controle de fronteira com território paraguaio e argentino, para controlar a entrada de brasileiros e estrangeiros no Brasil. A PF lembrou que estudo feito por uma instituição de ensino sobre a movimentação de pessoas nas duas passagens de fronteira revela que, por dia, foi registrada a passagem de 70,8 mil veículos e 150 mil pessoas nas duas alfândegas.

Os dados correspondem a um levantamento de 2022. Sempre de acordo com o referido levantamento, 61 mil veículos e 122 mil pessoas passam pela Ponte da Amizade, enquanto um volume menor passa pela ponte Tancredo Neves, com 9,8 mil veículos e 27 mil pessoas. “Os números demonstram a magnitude do desafio que a Polícia Federal, assim como os demais órgãos alfandegários, enfrentam diariamente”, resume a Assessoria de Comunicação da PF.

Na semana passada, um agente da Polícia Nacional apanhado num destes postos de controlo, enquanto transportava um lote de telemóveis. Enquanto vários compatriotas paraguaios já foram devolvidos ao país por tentarem entrar no Brasil sem documentos.

Compartilhe
Institucional

O Tempo MS News é um portal de notícias online que traz informações relevantes e atualizadas sobre o dia a dia do Mato Grosso do Sul. Com uma equipe de jornalistas experientes e comprometidos em levar ao público as notícias mais importantes do estado, o portal se destaca por oferecer conteúdo de qualidade em tempo real.

Entre em contato

(67) 0000-0000

[email protected]

© Tempo MS News - Todos os direitos reservados, design por Argo Soluções